sábado, 25 de setembro de 2010

Reunião do DA do dia 23/09/2010

Boa tarde galeraaaaaa,o blog será atualizado toda semana.
Para começar,no dia 23/09 fizemos uma reunião com os membros do DA e resolvemos que :
Quem for pedir ajuda financeira para o DA da Bio tem que levar um relatório explicando o motivo porque está pedindo ajuda e terá que participar de uma reunião extraordinária para ver se a ajuda será aprovada ou não.
O DA é para ajudar sim os alunos,mas não é um banco,por favor tentem entender isso,se você precisa realmente de ajuda nos procure,mas se for para pedir ajuda só porque outro pediu e você acha que tem direito,ou seja,sem motivo,não teremos como ajudar.
Domingo (26/09/2010) ás ( 14:00 hs) será feita uma reunião na praça da Barão de Mauá para ver quem irá ao COREBIO (Congresso Regional Dos Estudantes De Biologia) que acontecerá em São Carlos.O COREBIO é um congresso onde será aprovado os assuntos do EREB ( Encontro Regional Dos Estudantes De Biologia) do ano que vem que acontecerá em Sorocaba.
Obrigada Galera,participem das reuniões,as datas e horário da mesma será sempre postada com antecendência porque queremos que todos participem e nos ajudem a fazer a Biologia evoluir sempre mais.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

REUNIÃO PANTANAL

E ae pessoal, blz?
Seguinte, quarta-feira agora dia 07 vais estar rolando uma reunião a respeito da ajuda para a viagem ao Pantanal.
Gostaríamos de convidar todos a participar!!!
Local: Barão de Mauá, sala 118 (sala do 3 ano)
ás 19 h
Contamos com a sua presença!!!
abraços...
D.A. Gestão GAIA

quinta-feira, 24 de junho de 2010

III Encontro Municipal de Educação Ambiental (EMEA)

Acontecerá nos dias 25/06 (Sexta-Feira) e 26/06 (Sábado), o III Encontro Municipal de Educação Ambiental, maiores informações Cliquem Aqui!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

EREB-SE 2010 Concluído

É isso ae galera venho por meio desta agradecer à todos e todas que participaram direta ou indiretamente da construção deste lindo evento que é sempre envolvido com muita mágica e harmonia, agradecemos principalmente às universidades UFSCAR - São Carlos, UFSCAR - Sorocaba, USP - São Paulo, UFRJ - Rio de Janeiro, UNESP - Botucatu, UNICAMP - Campinas, UFU - Uberlândia, ESALQ - Piracicaba, pela intensa participação nesta construção coletiva que paralelamente nos proporcionou grandes amizades.
É isso ae obrigado à todos que participaram deste evento.
Abraçossssssss
THC

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pré-EREBS Começando...

Olha ae galera, teve início nesta Terça-Feira (04/05), o nosso primero pré-EREB, onde tivemos poucas participações, mas que foram muito importantes para esse início, de agora em diante está dado o primeiro passo, esperamos que cada reunião apareçam mais carinhas novas e com todo gás para se preparar para este histórico evento feito pelos estudantes e para os estudantes!
É isso ae galera estamos na reta final, e como diria O Rappa na sua música que para mim soa como poema" Valeu a Pena"!
Abraços

domingo, 25 de abril de 2010

Carta Convocatória do XXI EREB/SE (Encontro Regional de Estudantes dos Biologia/Sudeste)

ENEBio - Entidade Nacional de Estudantes de Biologia
Universidade de São Paulo e Centro Universitário Barão de Mauá
Carta Convocatória do XXI EREB/SE (Encontro Regional de Estudantes dos Biologia/Sudeste)
Ribeirão Preto, 19 de Abril de 2010.
É com imenso prazer que a Comissão Organizadora do XXI EREB-SE (21º Encontro Regional Dos Estudantes de Biologia), convida todos os (as) estudantes de Biologia da Região Sudeste e do Brasil a participarem desse importante espaço construtivo e deliberativo do Movimento Estudantil de Biologia (MEBio), que neste ano será realizado no Centro Universitário Barão de Mauá, entre os dias 03 e 06 de junho de 2010 em Ribeirão Preto/SP.
Devido à falta de discussão sobre energias renováveis, entendemos necessário refletir sobre o posicionamento do biólogo diante das conseqüências sócio-ambientais derivadas da mercantilização, não apenas dos recursos fósseis, mas também dos recursos naturais como um todo.
Formas de obtenção de energia escolhidas para suprir a demanda do desenvolvimento mundial a partir da revolução industrial até os dias atuais, sempre foram eleitas tendo como prioridade o que existia de mais viável financeira e estruturalmente, dispensando qualquer atenção à sustentabilidade ou respeito ao meio ambiente. Com o aquecimento global aumentou-se então o incentivo à utilização das Energias Renováveis como o etanol.
O encontro será realizado em Ribeirão Preto, cidade que em 2003 já abrigava 44% da canavicultura do território regional, e por isso tem iminente o tema do Encontro: “Repensando os renováveis: vale a pena “verde” perto este processo!”, que foi proposto a fim de discutir e repensarmos nosso posicionamento quanto a atuação e organização na sociedade como estudantes de biologia e futuros profissionais biólogos.
As inscrições estarão abertas a partir de 26 de abril no http://ereb-se2010.blogspot.com/ onde terão maiores informações sobre o encontro.
Esperamos por todos!!!
Comissão Organizadora EREB/SE 2010
"Do rio que tudo arrasta
se diz que é violento,
Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem”
(Bertold Brecht)

terça-feira, 13 de abril de 2010

BOT'ECO - Estação Luz

BO'TECO Luz - Estação Luz
Dia: 21 de Abril( Quarta-Feira)à partir das 12 horas, Aalmoço de Confraternização - Macarrão Sustentável (em prol do Programa Raio de Luz de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS) não formal).
Vamos juntos fazer deste encontro um momento de Paz e União.
Esperamos você com alegria !!
Preço: R$ 10,00(não inclusas as bebidas) Traga seu próprio prato e talher. Ajude-nos a eliminar o uso de descartáveis e construir um mundo mais limpo e sustentável. Local: ESTAÇÃO LUZ Rua Amazonas, 265 Campos Elíseos Ribeirão Preto (SP)
Após o almoço rolará um mutirão para a construção de uma horta em mandala no espaço da ONG!
Vamo ae galeraaaaaaa
Abraço

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Agradecimento

Deixamos aqui registrado o nosso agradecimento à todos os alunos de Biologia do Centro Universitário Barão de Mauá, pela intensa participação no trote solidário resultando no segundo lugar em doações, mostrando assim que além de uma responsabilidade ambiental está atrelada também à isso uma função social, não só como biólogos, mas como humanos!
Agradecemos principalmente aos nossos queridos BIXOS, que com certeza contribuíram levando em consideração a base de nosso curso que é o direito igual à todos os seres vivos, sem distinção de classe, sexo, raça,religião,e etc sabendo que todos somos iguais e temos o direito à moradia digna,um alimento na mesa,uma educação de qualidade, enfim todos tem direito à viver e não apenas sobreviver !

Um muito obrigado à todos

Abraço

Alunos visitam o Projeto "Arte na Terra” em São Joaquim da Barra

Os alunos dos cursos Tecnológico em Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Biologia do Centro Universitário Barão de Mauá participaram, no dia 27 de março, de uma visita técnica à Fazenda São Luiz, em São Joaquim da Barra, acompanhados pela Profa. Dra. Andréa Cristina Tomazelli, onde acontece o projeto Arte na Terra.
Nesta visita os alunos puderam vivenciar as atividades do projeto, em que são desenvolvidos projetos de educação ambiental e sustentabilidade, incluindo o método de cultivo Agrofloresta. Também observaram na prática os conceitos e teorias adquiridos em sala de aula, ampliando o entendimento dos assuntos abordados, especificamente sobre Ecologia e Educação Ambiental.

Biologia estava em peso!!!
=D

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Convocatória COREBIO-SE

CENTRO ACADEMICO “V DE JUNHO”

(Biologia, Biomedicina, Nutrição & Física Médica)



CNPJ 54 710 355/0001-01

UNESP - CAMPUS DE BOTUCATU


DISTRITO DE RUBIÃO JÚNIOR, S/N - BOTUCATU - SP – cavj@ibb.unesp.br - CEP 18603-000

+55 14 3811 6566

CONVOCATORIA

Convocamos atraves desta a próxima reuniao do Conselho Regional dos Estudantes de Biologia da regiao Sudeste (COREBIO-SE) a se realizar nos dias 13 e 14 de março de 2010 nas dependencias do Centro Acadêmico V de Junho Campus RUBIAO JUNIOR ,Botucatu –SP

Podemos adiantar que o valor da inscricao esta previsto para R$25,00(passível de pequena alteracao) inclui cafe, almoço e janta e ficaremos alojados em lugar coberto portanto nao e preciso trazer barraca.



O Corebio tera como pauta:

1- Construcao do Ereb –2010.

2- Funcoes do coletivo paulista

3 – Calourada coletiva





Solicitamos a todos e todas que confirmem presenca por email ou se necessario por telefone indicando também se é vegetariano / onívoro ou se nao curte de algum tempero especifico.

Serao encaminhadas em breve mais informações sobre a vinda a Botucatu, a estadia e a programacao.

O CAVJ agradece desde já e esperamos ansiosos. Abracos a todos.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Estaremos presentes o/!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CARTA DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL

Por Justiça Ambiental, Social e Agrária.
Nós, representantes de movimentos ambientalistas, sociais, sindicais e> estudantis, de partidos políticos, da comunidade científica, de instituições públicas e de outras entidades da sociedade civil organizada,participantes do ATO PÚBLICO EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL, realizado no dia 29 dejaneiro de 2010, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto,
I - Considerando:

a) a tentativa de desmonte da legislação ambiental brasileira, patrocinada pela bancada ruralista do Congresso Nacional, que, em prejuízo dos interesses do povo brasileiro, apresentou diversos projetos de lei que visam revogar ou modificar o Código Florestal (Lei nº 4.771/65), a Lei de Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), a Lei de Crimes> Ambientais (Lei nº 9.605/98) e a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei nº 9.985/2000;
b) a prevalência dos interesses corporativos de grandes grupos econômicos ligados ao agronegócio nas propostas de alteração das leis ambientais, contrariando as medidas necessárias à proteção dos recursos naturais;
c) a restrita divulgação das audiências públicas promovidas pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, capitaneada pelos ruralistas, para o debate desses projetos de lei;
d) a magnitude dos desastres ambientais causados pela perversa combinação entre mudanças climáticas, pobreza, expansão devastadora do agronegócio, pressão da especulação imobiliária e descumprimento da legislação protetiva;
e) a redução, a ocupação e a exploração das áreas de preservação permanente e de reserva legal previstas nas propostas de alteração do Código Florestal , e os prejuízos que poderão causar:
· à biodiversidade, porque reduz o número de espécies da flora e da fauna; reduz o fluxo gênico; provoca a erosão genética e a perda de habitat de espécies da fauna;
· ao equilíbrio climático, porque diminui a umidade relativa do ar; eleva as temperaturas médias; modifica o regime de chuvas que ficam cada vez mais concentradas num período do ano;
· ao ciclo hidrológico, porque reduz a vazão dos corpos d’água e favorece a sua contaminação;
· aos solos, porque diminui sua atividade microbiana; aumenta a exposição do solo aos efeitos negativos da radiação solar;
· à saúde pública, porque aumenta os índices de doenças devido ao desconforto climático, à baixa umidade relativa do ar e à invasão de vetores de microorganismos patogênicos;
f) a impunidade gerada pelo adiamento da aplicação das sanções relacionadas a infrações ambientais praticadas no Brasil;
g) o caráter perverso do padrão de produção agrícola adotado pelo agronegócio, baseado na concentração fundiária, na monocultura de exportação, no uso intensivo de agroquímicos, na exploração do trabalhador e na expulsão do homem do campo;
h) a superioridade do modelo da agricultura familiar para a geração de postos de trabalho e para a produção de alimentos;
i) o descaso do Poder Público em exigir, com base na Constituição da República, o cumprimento da função social da terra;
j) a inércia do Poder Público em desapropriar os imóveis rurais que descumprem a função ambiental, independentemente dos índices de produtividade, como autoriza a Constituição da República;
k) a inércia do Poder Público em desapropriar os imóveis rurais onde ocorrem violações às normas de proteção das relações de trabalho, independentemente dos índices de produtividade, como autoriza a Constituição da República.

II - Reivindicamos:

a) a manutenção da legislação ambiental vigente;
b) a plena e imediata recuperação ambiental das áreas de preservação permanente e de reserva legal;
c) a criação de programa nacional de adequação socioambiental das pequenas unidades de produtores rurais e dos assentamentos da reforma agrária, que contemple:
· estímulo à policultura, à produção agrícola sustentável, à geração de postos de trabalho no campo, à agricultura orgânica, à implantação de agroflorestas;
· programa de assistência técnica contínua e com qualificação para o manejo ambiental;
· fomento para recuperação de áreas de preservação permanente e de reserva legal;
· política de comercialização da produção familiar, para evitar que a agricultura convencional exerça pressão sobre a área preservada;
d) a abertura de amplo processo de debate com a sociedade a respeito dos temas acima elencados;
e) a ampla e prévia divulgação das audiências públicas promovidas pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, para que todos os segmentos da sociedade civil possam efetivamente delas participar.

III – Não aceitaremos:

a) a submissão da dignidade humana e do bem comum aos desígnios do mercado;
b) a subversão do princípio democrático, consagrado nas Constituições contemporâneas, que determina a supremacia do interesse socioambiental sobre o privado;
Nessa quadra da História, o retrocesso na proteção ambiental é inadmissível.

Ribeirão Preto, 29 de janeiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

4ª Conferência Municipal da Cidade‏

A Conferência



A 4ª Conferência Municipal da Cidade de Ribeirão Preto tem como lema “Cidades para todos e todas em gestão democrática, participativa e controle social” e como tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano.”

É a etapa municipal para a discussão de questões a serem contempladas na 4ª Conferência Nacional das Cidades.

A 4ª Conferência Municipal da Cidade de Ribeirão Preto tem por finalidade: propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos dos três entes Federados com os diversos segmentos da sociedade para assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes em Ribeirão Preto, nos Estado e nos municípios brasileiros; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para a formulação de proposições, realização e avaliações sobre as formas de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.

É uma oportunidade de avançar na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades, ao governo estadual e a prefeitura municipal de Ribeirão Preto; realizar balanço dos resultados das deliberações da 1ª, 2ª e 3ª Conferências Nacionais e da atuação do Conselho das Cidades e eleger delegados à 4a. Conferência Estadual das Cidades.





Inscrições



As inscrições serão gratuitas e realizadas nos dias do evento, conforme programação.

Inscrição de Ouvintes - aberta a todos interessados

Inscrição de representantes de entidades – tanto o titular como o suplente deverão apresentar no momento da inscrição carta de indicação do presidente ou responsável legal da entidade, bem como documentos pessoais de identificação.





Data e local do evento



Data: 22 e 23 de janeiro de 2010

Local: Auditório Ilka de Moura Lacerda

Centro Universitário Moura Lacerda - Unidade I (Sede)
Rua Padre Euclides 995 - CEP 14085-420
Campos Elíseos - Ribeirão Preto – SP

Nós do MEGaia estaremos presentes representando a ONG Estação Luz!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Adeus ano velho, feliz ano novo.

Salve salve, Galera... Eae, passaram todos bem a virada do ano ?
Mais um ano inteiro ae pela frente, muito trabalho a fazer, projetos a tocar e a desenvolver, esperamos que esse ano de 2010 seja um ano próspero pro MEGaia, contando com novos bixos que estão por vir, com o gás renovado do pessoal pra colocar pra andar os projetos como Estação Luz, EREB-SE entre outros.

Desejamos a todos um próspero 2010, repleto de Paz, Amor e muita Energia Positiva.


É isso ae, Vamo que vamo...

Beijão.