Com o convite do Dani para voltarmos no sábado, dia 11, lá fomos nós... dessa vez Eu, Zé Colmeia, Thiaguim e Leitoso. Chegamos ao centro as 8:30h como combinado, de lá partimos para o assentamento e chegamos lá em torno de umas 9:30h, poucas pessoas haviam chegado mas logo começou a chegar todo o pessoal. A discussão que rolou na assembléia foi a respeito de água e eletricidade, que é uma coisa que eles ainda não tem acesso no Assentamento. Trouxeram também informações sobre o INCRA e o Ministério Público,como o assentamento já existe há 5 ou 6 anos e até hoje eles não tem ainda o "Contrato" como assentamento e nem o Mapa do local, sendo assim não tem direito a uma Caixa Postal ou CEP, fazendo com que seja impossível levar luz até o local. Para fazer parte de um assentamento as famílias passam por uma seleção da direção que é de acordo com convivência e outros fatores, se alguma família sai do assentamento outra será selecionada para ocupar o lugar. Os assentamentos são separados por núcleos, por exemplo, nesse assentamento existem o Che Guevara, Zumbi dos Palmares, Dom Hélder Câmara entre outros, e cada núcleo desses possui um coordenador da parte de saúde da parte de segurança e etc, todas essas informações foram passadas pelo seu João, que é assentado a 2 anos no Mário Lago e vive com sua esposa, segundo ele quando eles viviam em acampamento o pessoal era muito mais unido pois todos tinham o interesse em ter seu pedacinho de terra, mas depois de assentados ocorre muita acomodação por parte do povo, de acordo com seu João o pessoal que é assentado recebe o FOMENTO, que é uma ajuda do governo para a construção de suas casa e começo de suas vidas, mas essa ajuda é limitada, eles recebem somente durante um tempo. Só para constar, os assentados do Mário Lago recebem visitas de um representante do INCRA todas as sexta-feiras. A reunião teve iníco as 10:30h, o pessoal que foi na CPFL conversar a respeito da luz para o assentamento foram bem recebidos e obtiveram a resposta de que até 25 de dezembro terão luz em suas casas. O Governo Federal está com um projeto "Luz Para Todos" onde querem combater a exclusão elétricar,o assentamento ainda não faz parte, mas já deram entrada para conseguir se integrar nele.
Outro pessoal foi na Caixa conversar a respeito de empréstimos, para poder iniciar as construções.
No Ministério Público, foram lá reinvidicar o registro do local para eles terem cep, caixa postal e etc, para poder ter acesso a Luz.
Um representante do INCRA foi convidado para participar da assembléia para que possam ouvir os problemas dos assentados e chegar a uma solução.
Bom, por enquanto foi isso que rolou lá. Eles falaram que logo pretendem começar um Sistemas Agroflorestal- SAF, nos arredores e dentro do Assentamento, ae quando começarem acho que seria legal a gente se introsar lá para ter uma noção de como funciona, pois na prática é mais fácil de aprender.
Abraços.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
paulet c vc tem os textos do eneb tem como coloca aki???? abraço e muitas energias positivas!!!!
ResponderExcluir